sábado, 5 de janeiro de 2019

Almas - Novos territórios

O ano começou muito bem.

No dia 3 de janeiro inaugurou a exposição coletiva Almas - Novos Territórios.  Aqui foram apresentados trabalhos dos vários participantes nos ateliês de Desenho e Pintura dinamizados pela artista plástica Federica Macelli.

Esta exposição pretende propor uma forma de sentir a arte de uma nova maneira, na sua pureza.
Estamos longe de preconceitos, tendências e até mesmo da técnica marcante.
Estas pinturas e desenhos são simples, espontâneos, expressão do sentimento que flui como um rio, e até as obras mais complexas são puras. Expressam uma grande liberdade e interioridade, são intensas, envolventes e não se fica indiferente.
Uma frase escrita por uma participante da exposição expressa tudo isso com uma profundidade desarmante: “a pintura embeleza-me”.
Não são precisas mais palavras, preciso é olhar, e que o público se torne eco desta mensagem.





Paralelamente à Exposição Coletiva Almas teremos uma mostra institucional do Projeto A GIRA leva a Arte à Rua.
A GIRA leva a Arte à Rua é um projeto promovido pela Gira, é um projeto em que onde arte é terapia, é um projeto que pretende trazer arte à rua.
Os beneficiários têm acesso a oficinas de teatro terapêutico e ateliês de desenho e pintura. Este é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, IP
Semanalmente a artista plástica Federica Maccelli dinamiza sessões de desenho e pintura e é o produto dessas sessões que mostramos aqui. O trabalho desenvolvido tem como base a ideia de que a expressão da sensibilidade através de formas artísticas é importante para o desenvolvimento pessoal e social, e como consequência, para a promoção da saúde mental.
Estes trabalhos são produto da criatividade e da livre imaginação das pessoas que participam neste projeto. Estas obras demonstram que a expressão através da arte é uma forma de comunicação que aproxima realidades diferentes, quebrando barreiras entre seres humanos, mas também dentro de cada um.


Sem comentários: