terça-feira, 9 de julho de 2019

Programa de Verão no FSO Gaivota

O verão é uma época especial! Os dias são maiores, está mais calor, brilha o sol.

Por estes meses de julho, agosto e setembro algumas das atividades regulares estão em pausa e aproveitamos para ter um programa ocupacional rico de experiências novas que juntem a vertente do lazer e a vertente cultural. Assim semanalmente iremos ter um plano preenchido com caminhadas pela cidade, dias de praia e dias de museu.

Estas atividades são muito importantes para o trabalho de reabilitação psicossocial que desenvolvemos na GIRA. Desta forma trabalhamos diversas competências cognitivas e atividades da vida diária (AVD´s) aproveitando os recursos da nossa comunidade.

Um exemplo de uma competência a desenvolver durante este verão é a utilização dos transportes públicos. Este ano uma grande mais valia foram os novos passes que permitem às pessoas na área metropolitana de Lisboa movimentarem-se com mais facilidade e de forma mais económica.

Mas ter acesso a um passe não é o mesmo que saber ou conseguir utilizar os transportes. Por isso todas as nossas deslocações são realizadas em transporte público e tentamos passar pelos diversos meios de transporte disponíveis. Mais do que apresentar tranportes o trabalho passa por dar autonomia às pessoas pelo que a ajuda interpares é essencial para concluir o processo. Quem já tem esta competência adquirida ajuda os colegas do grupo a ganhar confiança e autonomia para chegar ao seu destino.

Todo o programa de verão foi desenhado em conjunto com o grupo do FSO Gaivota. Nas reuniões de utentes o grupo debateu, votou e  apresentou as suas propostas que foram depois incluídas nas atividades de verão.

Vão seguindo o nosso blog as redes sociais da GIRA e acompanhem os nossos passeios e atividades!


 Hoje foi dia de caminhada urbana pelas ruas de Almada. Com paragem em alguns pontos históricos como os Paços do Concelho, Miradouro do Castelo, e Miradouro da Boca do Vento.

Sem comentários: