terça-feira, 29 de dezembro de 2020

A GIRA leva a Arte à Rua - 2020

 



O Projeto A GIRA leva a Arte à Rua é um projeto de âmbito artístico promovido pela GIRA. No ano de 2020 este projeto teve o apoio do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, IP e teve como entidades parceiras dISPAr Teatro, o Centro Cultural Magalhães Lima e a Câmara Municipal de Almada. 

Este projeto tem como objetivos: 
  • Combater o estigma associado à Doença Mental valorizando o ser pessoa, o desenvolvimento pessoal, a participação e o empowerment, e contribuir para a mudança da perceção em relação à doença por parte da comunidade. 
  • Diversificar as atividades (tendo o grupo preferência por atividades do domínio das expressões-aumento da satisfação pessoal). 
  • Desenvolver atividades artísticas e expressivas promotoras e protetoras de saúde mental na comunidade. 
  • Promover a inclusão. 
O ano 2020 revelou-se um ano muito diferente do que se esperava e toda a ação que já iniciara com sessões de grupo em espaços na comunidade e se preparava para abrir sessões à comunidade teve de ser repensada quando em março se deu o confinamento devido à pandemia. 
Foi quase instantânea a transição para um modelo online com os dinamizadores a desdobrarem-se em sessões para pequenos grupos conforma a possibilidade de acesso às tecnologias que cada grupo/pessoa tinha. 

Ao longo do ano decorreram sessões semanais com oficinas de Teatro e com Oficinas de Desenho e Pintura. Sempre que as regras sanitárias permitiram decorreram sessões presenciais e quando tal não foi possível fizeram-se sessões online. 

Os resultados finais deste trabalho traduziram-se em a Exposição Janela Virtual de trabalhos de Desenho e Pintura, tendo ainda havido condições para se realizar uma exposição patente ao público apresentada nas Janelas do Fórum Socio-Ocupacional com o título À Janela. Foi ainda produzido um vídeo com testemunhos do trabalho realizado e o seu impacto nos participantes e uma série de 600 postais a distribuir pela comunidade e parceiros com trabalhos realizados nas Oficinas. Foi ainda possível participar em algumas iniciativas da comunidade, a destacar O concurso Arte e Criatividade, onde o trabalho coletivo apresentado obteve uma menção honrosa e a possibilidade de participar na exposição final. As Oficinas de Teatro foram uma grande mais valia para os grupos permitindo desde o primeiro momento uma continuidade no contacto com todos os atores participantes. Todo o trabalho de reflexão e o trabalho corporal e de voz teve como resultado final a Produção de uma peça virtual com estreia simultânea que teve como título Em Casa. 

Ao longo do projeto o mesmo foi sendo divulgado nas redes sociais da instituição contribuindo desta forma para combater o estigma associado às pessoas com experiência de Doença Mental. 
Foi um ano pleno de atividade, apesar dos constrangimentos inerentes à pandemia. O empenho de todos os participantes, dinamizadores e colaboradores da instituição permitiu que este projeto fosse para a frente com muito bons resultados. 

Sem comentários: